O que são Metodologias Ativas
Se você nunca ouviu falar em metodologias ativas, imagino que a sua ideia de sala de aula envolva um professor que expõe conteúdo e alunos que ouvem e fazem anotações sobre o que está sendo dito. Numa aula assim o protagonista é o professor, cabendo ao aluno ocupar um lugar mais passivo.
Nas metodologias ativas há uma mudança radical: queremos tornar o aluno protagonista do processo de aprendizagem, cabendo ao professor um papel de facilitador - e não de detentor do saber.
Para isso, a partir de atividades estimulantes e dinâmicas, o professor estimula a curiosidade e a proatividade dos alunos para que o conhecimento seja construído pela turma.
Nesse modelo de ensino, o aluno tem 3 sistemas de aprendizagem estimulados: o sistema declarativo (que envolve o conhecimento teórico), o sistema procedural (que envolve o desenvolvimento de habilidades) e o domínio reflexivo (que estimula o senso crítico e o raciocínio clínico, articulando teoria e prática).
Esse formato diferente e inovador tem sido fortemente estudado e validado empiricamente, sendo recomendado pela literatura sobre ensino, formação e supervisão baseados em evidências.